O que Fazemos?
Segundo dados do CAU e DataFolha (2015), mais de 85% dos brasileiros constroem e reformam sem orientação de arquitetos e urbanistas ou engenheiros. Isso vem acarretando uma série de problemas de habitabilidade nas construções, especialmente em contextos nos quais a qualidade da infraestrutura urbana também é precária.
Do ponto de vista do déficit habitacional, estima-se que cerca de 33 milhões de brasileiros não têm onde morar (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos). No DF, 16,56% dos domicílios (124.660) estão em situação de déficit habitacional urbano, que inclui: 1) Habitações Precárias: domicílios improvisados ou precários; 2) Famílias em Cooabitação: Famílias Residentes em Cômodos ou Conviventes; 3) Famílias em ônus excessivo com aluguel: 30% ou mais da renda domiciliar voltada para aluguel (até 3 salários mínimos); 4) Domicílios alugados com adensamento excessivo: mais de três habitantes por cômodo utilizado permanentemente.
Por meio da Assistência Técnica Pública e Gratuita (Lei Federal nº 11.888/2008) essa realidade começa a ser modificada, garantindo mais qualidade de vida e segurança para as pessoas que não tem condições de arcar com os custos de contratação de um profissional de arquitetura.
OBJETIVO
O projeto de extensão do UniCEUB “Morada de Luz: Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social” tem como objetivo primordial oferecer assistência técnica a pessoas de baixa renda, a partir de parcerias com instituições governamentais, não governamentais e lideranças comunitárias.
Do ponto de vista social, pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade de habitação e de vida da população, contribuindo para a diminuição qualitativa do déficit e da inadequação habitacional.
Do ponto de vista da formação do aluno, o projeto permite fortalecer a função social do arquiteto por meio de uma formação consciente e conectada com a realidade. Também favorece a integração entre as diferentes disciplinas do curso para elaboração de projetos de baixo custo completos, buscando-se as melhores condições de habitabilidade em situações críticas.
METODOLOGIA
O trabalho consiste em serviço de apoio ao desenvolvimento de projetos de assistência técnica a famílias de baixa renda em suas diversas fases de execução, localizadas em Área de Regularização de Interesse Social (ARIS).
Sua principal ação é de desenvolvimento de projetos de novas edificações ou reforma para melhorias habitacionais, em parceria com a CODHAB/DF – Companhia de Habitação de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal. As demais ações visam qualificar o atendimento realizado não só pelos alunos mas também pela companhia, como elaboração de material didático e a criação de base de dados para novos projetos.



